Seja bem vindo!
Espero que possamos refletir, rir, talvez...chorar, filosofar e coisas do gênero.
Quebrar tabus, retirar o ranço cultural, discutir assuntos, os mais variados.
Desconstruir para construir.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desconstruindo Igreja


Quero continuar esta série de mensagens desmistificando  o que as pessoas  vulgarmente chamam de  igreja.

Na cabeça das pessoas a imagem do que é igreja parte do principio de que Deus  mandou que elas se reunissem em grande número, num lugar bem grande onde Ele estaria e faria as conversões, milagres,falaria   através de alguém possuído por Ele,Que Ele em pessoa “baixaria ali “ e daria chaves de carros do ano, mansões na Barra da Tijuca, tornaria seus filhos empresários  milionários,mediante a módica contribuição dos seus dízimos e ofertas.E quanto maior o templo,mais gente,mais poder tem.

Tenho uma notícia para você,Jesus quando esteve nesse mundo ,nunca mandou seus discípulos inventarem essa igreja que você vê.Não existe em nenhuma parte da Bíblia essa ordem.Isso que vemos é um arremedo das sinagogas  judias que sequer acreditavam que Jesus era o Messias ,o Prometido.

Vemos em Atos a Igreja de Jesus surgir  onde elas deveriam ter continuado a existir,ou seja nos lares. 
Exatamente aí ,esse sempre foi e sempre será o melhor lugar para se cultuar a Deus, no seio de nossa família.
Onde convivemos diàriamente,onde somos o que somos,com nossos defeitos e qualidades,onde Jesus quer que exerçamos o nosso ministério de reconciliação,exercitando os princípios   que Ele nos ensina.

Hoje Deus não está encerrado atrás de portas, paredes,ou numa pessoa especialíssima.A função do sacerdote do antigo testamento está como muitos outros costumes obsoleta,na medida em que Deus passa a habitar em todo aquele que o quiser.

Não precisamos de religião para nos dirigir a Ele ou pedir sua ajuda,ou fazer parte da sua família. 
A única coisa que Ele quer é que deixemos Ele entrar em nossas vidas
.Fazemos isso sem a intermediação de terceiros,tem que ser iniciativa nossa reconhecer que Ele existe e que através do arrependimento,podemos alcançar perdão ,renascer nele.

Não para que Ele como um garçon ,um boy,um empregado, atenda às nossas vontades.
,Ele não faz barganhas do tipo: “você me serve,e eu te dou isso ou aquilo.Olha aí em Deus!Eu vou à igreja mas você tem me dar ??? Não, não ,não é assim que funciona!Não é assim que a banda toca!

Deus quer relacionamento, proximidade,quer que convivamos e enxerguemos Ele em nós e nos outros.
Viver conscientes da sua presença onde quer que estejamos: Em casa principalmente, no supermercado, na escola, no emprego,ECT..
. Pensando ,conversando e pedindo orientações sobre o que vamos fazer o tempo todo, agradecendo pela sua companhia,pelo seu cuidado,falando a respeito de  nossas debilidades,ficando alegres pelo dia lindo , ou mesmo pela chuva em tempo de seca,e dividindo tudo isso com quem está próximo.

Isso é o se chama estar em oração o tempo todo,ocupando a mente  com as coisas do “alto” como diz o amado Paulo.

Viver em boa consciência,  cultivando bom caráter,boas qualidades.Isso é cultuar a Deus,viver como Ele quer que vivamos,conviver em amor,em harmonia,justiça.Isso é ser igreja.

Exatamente isso é o que torna  a igreja de hoje ineficaz em ser um reduto de adoração.
Nelas o que menos se tem são relacionamentos.
CUma pessoa senta ao lado da outra por anos até sem sequer saber o seu nome. 
Cada um vai até lá na expectativa de resolver o seu problema,olhando pro seu umbigo.
Não  está nem aí  se o irmão está sofrendo,poucos vão para agradecer e  simplesmente  se alegrar como uma criança  brincando em família.
O conceito de cuidar uns dos outros se torna impraticável num lugar de centenas ou milhares de pessoas.

O que mais se tem notícia é que esses lugares se tornaram redutos de espertalhões arrecadando e enriquecendo á custa da religião,de pessoinhas que  do lado de fora negam o evangelho,e lá dentro posam de santos e pior apontam o dedo e excluem os desafetos do seio do templo, de homens com sede de poder manipulando a massa, de briga por cargos e visibilidade,puxação de tapete,de inveja, falsa aparência,hipocrisia , engano.Onde mais se fala do amor e onde menos  se vive.
É o show da Fé, de pastores pirotécnicos onde se  vê um diabão  x   um  pastor pra lá de ungido ,ele próprio  poderosíssimo  tirando o demônio de um  
popular à pescoção e chacoalhações.

Onde mais se fala de Deus e onde menos se vê Deus.

Isso acontece por pura desobediência ao que Jesus ensinou, e atrasa o surgimento da tão esperada  Noiva  de Cristo,a Igreja Gloriosa que Ele vem buscar.

E pior , como essa igreja está e cega, não percebe que se tornou refém do anti Cristo e seus servos, infiltrados no seu meio,que isso é uma situação real ,não hipotética,pontual, exatamente para atrasar a volta de Cristo.

O poder de combatê-lo, de tirar vidas das mãos dele nos foi dado.Um poder que ele nunca terá.Esse poder é o amor, é ele quem  mostra quem é a igreja de Jesus.É se  enxergar como célula viva desse grande organismo que é o corpo de Cristo.É  contribuir para saúde dele.Isso é ser ‘IGREJA".





Um comentário:

  1. Um olhar instigante e lúcido sobre a Igreja, sem dúvida. Infelizmente, os argumentos lógicos e racionais raramente despertam consciências adormecidas por tantas distrações, ilusões e utopias que este mundo promete. Valorizamos mais a aparência do que o conteúdo e andamos atolados em hipocrisia e falsas esperanças. Chamo sua atenção para estes posts que publiquei a respeito da Igreja: http://seguirjesus.blogspot.com/search/label/Igreja
    Muito agradecido pelos comentários e por me adicionar aos favoritos.

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir